Inacreditável que, em pleno século 21 numa "feira do livro", uma escritora que fazia uma performance independente (fora da feira), seja arrastada pela polícia por "perturbação da ordem". Onde está a liberdade de expressão?
Me pergunto onde chegaremos se os Artistas, externadores dos sentimentos, forem obrigados a se calar...
Telma Scherer, a protagonista desta história, perdeu toda sua estrutura (moradia e local para trabalhar) pq no Brasil, não se consegue sobreviver de Literatura e, ao transformar esta situação na performance poética "Não alimente o escritor", levantando questionamentos sobre "...a visão reducionista da literatura, que transforma leitores em consumidores padronizados e valoriza apenas a compra e venda de produtos (os livros) sem abordar a questão central: seus conteúdos, a pressão que sobre estes exerce o sistema literário e a invisibilidade do processo criativo..." foi literalmente calada (nem levou-se em conta que a escritora foi atração nas três edições anteriores desta mesma feira).
Isto aconteceu em Porto Alegre, imagine o que pode acontecer em Vila Velha/ES, onde não se tem nem uma "política cultural"...
O acontecimento: http://www.youtube.com/watch?v=C20SQnXgMr8
A escritora: http://telmascherer.blogspot.com/
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
que lamentável, mas é bem a cara do mercado editorial brasiliro!
Abraços
Renata
Postar um comentário