Hoje me deparei com um manifesto pela Cultura Viva, produzido por Anderson Lima e o Grupo Geta. É disso que sempre falo e estamos precisando, fazer da Cultura Canela Verde, um participante ativo na formação do nosso povo e de sua história. Este é o caminho da Cultura.
"Manifesto a partir do texto do Manifesto pela "Cultura Viva".
Nós, alunos do GETA “Grupo Expertimental de Teatro Alquimia”, reconhecendo que a cultura de um povo é capaz de determinar o seu destino, convocamos a todos que se preocupam com a cultura de Vila Velha a apoiar este manifesto. Sabemos que a produção artística, a diversidade de expressão simbólica, as relações sociais e o imaginário são capazes de fecundar utopias e ampliar as possibilidades de atuação política deste Município. Tudo isso amplia sua capacidade de intervir e transformar sua realidade social, contribuindo para a construção de uma Cidade mais justa, mais humana e mais feliz.
Nossa cultura, gestada e enraizada nas entranhas de Vila Velha, é pulsante, criativa e forte. O GETA atua a sete anos formando atores em um curso oferecido gratuitamente à comunidade pela Secretaria Municipal de Cultura. Queremos garantir esta Cultura Viva! A formação dos alunos já é conhecida por vários órgãos municipais e por comerciantes locais, queremos agora ser reconhecidos. Queremos “desesconder” o GETA, reconhecendo e reverenciando a cultura de um povo capaz de assumir sua história e construir no presente, o futuro desejado. Queremos garantir a expressão da pluralidade Canela Verde, trazendo os atores de baixo para cima, na construção de uma memória presente, através das novas possibilidades de difusão e acesso à cultura.
Pedimos com este manifesto o reconhecimento, por parte dos órgãos políticos, de nossos esforços junto à cultura. Queremos ser úteis, sendo profissionais da área.
Divulguem, repassem...
Anderson Lima"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário