terça-feira, 16 de novembro de 2010

Indignação

Inacreditável que, em pleno século 21 numa "feira do livro", uma escritora que fazia uma performance independente (fora da feira), seja arrastada pela polícia por "perturbação da ordem". Onde está a liberdade de expressão?
Me pergunto onde chegaremos se os Artistas, externadores dos sentimentos, forem obrigados a se calar...
Telma Scherer, a protagonista desta história, perdeu toda sua estrutura (moradia e local para trabalhar) pq no Brasil, não se consegue sobreviver de Literatura e, ao transformar esta situação na performance poética "Não alimente o escritor", levantando questionamentos sobre "...a visão reducionista da literatura, que transforma leitores em consumidores padronizados e valoriza apenas a compra e venda de produtos (os livros) sem abordar a questão central: seus conteúdos, a pressão que sobre estes exerce o sistema literário e a invisibilidade do processo criativo..." foi literalmente calada (nem levou-se em conta que a escritora foi atração nas três edições anteriores desta mesma feira).
Isto aconteceu em Porto Alegre, imagine o que pode acontecer em Vila Velha/ES, onde não se tem nem uma "política cultural"...

O acontecimento: http://www.youtube.com/watch?v=C20SQnXgMr8
A escritora: http://telmascherer.blogspot.com/

Um comentário:

Renata Bomfim disse...

que lamentável, mas é bem a cara do mercado editorial brasiliro!
Abraços
Renata