sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Carta

"Carta aos ARTISTAS Capixabas…

Amigos, colegas, parceiros e demais pessoas que conheci neste Estado, (menos os traidores...)

E agora Rubem Braga...

Pois bem...
Mais uma vez estou em vias de ir para o Paraná... Mais uma vez com todas as coisas brasileiramente para ser feitas em um mesmo dia, já adiado por dois e serão mais...
Mais uma vez fica quase impossível dar o parecer a respeito da Lei Rubem Braga, para a qual fui indicado pela FECATE.
Artistas... Pelo fato de ter pegado os 27 projetos, “levado todos para minha casa por oito dias”, lido, feito anotações, anotado dúvidas, visto os vícios, devaneios, despreparos, desinformações e des- tantas outras coisas... E me vendo incapaz de continuar acompanhando este processo é que me vejo na obrigação de devolver à FECATE e à classe artística este parecer, talvez técnico, não puxador de tapetes, não fazedor de panelinhas, não desmerecedor dos trabalhos artísticos... Mas sim preocupante com relação aos rumos que tomaram nossas condutas e nosso fazer artístico, frente as conchamblanças realizadas para alcançar o intuito financeiro e movedor desta máquina que moneotariamente chamamos Cultural.
Estou certo de estar errado em algumas questões levantadas... Mas exatamente para isto que estou postando neste grupo de opinadores... Talvez, como tenho visto acontecer no grupo Debate Cênico, nós, os membros do opiniões também temos forças para levantar nossos problemas e buscar nossas soluções... Não estou certo, portanto questiono.
Sei que não podemos mensurar o valor de um diretor, mas, se deparar com um pedido de trinta mil reais para uma direção é, para mim, incompreensível... Gastar mais de duzentos mil reais para duas apresentações de um espetáculo creio ser fora da realidade e necessidade local...
Outra coisa que penso é a questão de gastar verba deste edital com Autos Natalinos,
Religiosos, que sejam apenas para enaltecer este ou aquele santo ou entidade... Também outras montagens do gênero que, para mim, profissionalmente falando, deveria ser custeado pela prefeitura e pelos grupos religiosos que estão demonstrando seus dotes divinos...
O que pensar quando vemos um proponente que traz na testa a frase, “sou laranja seus idiotas”... Estamos acostumados a burlar as regras... E o pior é que isso aqui é tão pequeno e tão mexericado que todos sabem de tudo em pouco tempo...
O que pensar da possibilidade de gente “alugando nome” para viabilizar projetos de pessoas conhecedoras da lei e dos atalhos para “chegar lá”...
O que fazer com os vícios aculturados ao longo dos tempos e que permitem ser quase normal eu cobrar 500, porque sei que darão 400 e já está bom, eles dão dos 300, guardo 200 e divido 100...
E TODOS GANHAM... ???
Mas isto não é para a Lei Rubem Braga... Nem tampouco derrota de Vitória...
É geral... Tornou-se Cultural... Embora alguns sejam mais Culturais que outros...
Também discordo do método que esta sendo indicado pela coordenação da lei de distribuir os ditos 400 mil no maior número de projetos possíveis utilizando do corte de orçamentos dos projetos para este fim...
Vamos falar de um projeto fictício qualquer com valor arredondado de R$ 100,00
Não creio que um projeto de R$ 100,00 seja realizado com R$ 50,00... Ou R$ 75,00 que equivaleriam a 50 e 75 por cento do projeto...
Então??? Se setenta e cinco são suficientes... Por quê pediram cem mil...
Neste momento entra a insatisfação geral ouvida à boca-solta e olhares atentos...
Estão os projetadores, viciados em cobrar mais para receber menos e todos imaginarem ter feito mais um bom negócio??? Vitória nos dois mesmos lados???
Legalmente falando, não sei se poderemos ter estes projetos vistos publicamente... mas mereciam ser vistos por uma equipe preparada para tal... não me sinto preparado e não aceito seguir como esta... aos trancos e barrancos, dando inúmeras possibilidades de pensamentos ruins a respeito da confiabilidade... mais que a confiança, das pessoas envolvidas... de cabo a rabo.
Mas também... Legalmente falando:
A coordenação da Lei Rubem Braga não me comunicou nada a respeito dos projetos estarem prontos para serem apreciados.
Também não tive problemas em tirar e permanecer uma semana com todos os projetos em minha casa...
Também não foi marcada uma reunião onde pudéssemos discutir em grupo, levantar questões e tirar dúvidas.
Apenas pediram “para eu fazer uma lista dos projetos que eu queria que entrasse e quanto que daria em dinheiro para cada um totalizando 400 mil”
Estou desinformado? Sim... Não sei quem são os outros “escolhedores”.
Deixo as dúvidas a respeito dos projetos... Assino por elas, deixando claro que muitas foram ouvidas em acasos, outras nem tão no acaso, outras em prosas de boteco, em perguntas despretensiosas, em fuxicos de eu-ouvi-dizer, em dicas, mas... Principalmente lendo os projetos inscritos...
Como entreguei meu parecer perto das cinco horas de hoje, justamente na hora em que todos da sala da secretaria estavam correndo atrasados para comemorarem juntinhos o aniversário do Alcione não deu para protocolar, ou melhor, nem mencionaram esta necessidade apesar de ser um documento oficial...
Então, enviando para este grupo, protocolado (tornado público e transparente) esta.
Segue abaixo a carta enviada à Coordenação da Lei Rubem Braga 2010.
Feliz 2011...


Lei Rubem Braga
Vitória, ES.
Dezembro de 2010.

Sergio Torrente
FECATE"

Nenhum comentário: