sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A Cultura de Vila Velha/ES pede socorro...

Lá vamos nós novamente tentar salvar a Emenda Parlamentar que possibilitaria a edição do livro do Sarau Domingo Diversos. No apagar das luzes de 2010, descobrimos que a Secretaria de Cultura de Vila Velha, por onde veio a Emenda, ainda não preencheu os formulários e nem deu entrada no projeto. Um projeto que entregamos mastigado, diga-se de passagem.
Agora é gastar dinheiro do nosso bolso novamente e tentar fazer com que dê certo, num prazo mínimo.
O descaso com que o governo municipal trata a Cultura e os Artistas, é revoltante. Até quando aguentaremos sem protestar, sem brigar, sem buscar a justiça????
A votação do Orçamento/2011 está aí e o que fizemos? Nada, como sempre.
Vamos engulir um orçamento vergonhoso para a Sec. de Cultura e Turismo cujo valor previsto para 2011, é igual ao que foi destinado somente para a Lei Vila Velha Cultura e Arte em 2008, 2009 e em 2010 foi reduzido por uma manobra política disfarçada de contingenciamento.
Os aparelhos da Cultura (Teatro, Museu, Galeria, Casa da Memória, Casa da Cultura) estão sucateados e até os vigilantes foram retirados e o que fizemos? Nada, como sempre.
Vila Velha retrocedeu 50 anos em dois na área Cultural e nada acontece a não ser os projetos patrocinados pela Lei Vila Velha Cultura e Arte que, a duras penas se mantém e resiste, mas que, com o orçamento previsto para 2011, estará à mingua. E o que faremos???
Vamos acordar gente, Vila Velha está morrendo...

4 comentários:

Renata Bomfim disse...

Olá Harácio, fiquei muito felz com sua visita no Letra e Fel. Te parabenizo pelo belo percurso de amor e lita pela arte capixaba, sabemos que não é facil!
Lamento muito o lance do livro da Academia, uma pena, espero que com essa pressão vocês consigam resolver. MInha experiência com a lei de incentivo a cultura de Vila Velha foi péssima, não aceitaram publicar minha dissertação aprovada com louvor e inédita, a abertura das inscrições na lei foi feita em boca miúdo e só fiquei sabendo no ultimo dia... enfim, tiveram outros pequenos aborreciemntos, acredito que nem me inscreverei mais nela. O contrário da lei de INcentivo da Serra (Lei Chico Prego), desburocratizada,respeitosa, enfim, uma maravilha.
UM forte abraço
Renata BOmfim

Horacio Xavier. disse...

Querida Renata,

obrigado pelo carinho. A luta está árdua, mas continuamos nela, brigando para fazer da cultura, um bom instrumento na construção de nossa cidadania.
Beijo,
Horacio.

Jacinta Dantas disse...

Estou por aqui conhecendo seu blog e me encantando com seus versos. Legal saber que, juntando palavras, você já foi aprendendo a fazer versos-aprendendo a juntar palavras.

PS: Recebi da Tereza, junto com as congratulações no dia do meu aniversário, um poema seu. Gostei tanto que o postei em meu blog. Tomara que vc não fique aborrecido, afinal, não pedi sua autorização. Mas está lá. Se houver algum problema é só me avisar, certo?

Um abraço

Horacio Xavier. disse...

Querida Jacinta.
Já passei lá pelo seu blog e autorizei o uso do Poema.
Gostei bastante dos seus dizeres, pq vc não escreve Poesia?????
Grande beijo.