quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Para onde vai a Cultura???

Hoje me deparei com outra carta, desta vez do Reginaldo Secundo. Até quando nós, Artistas, faremos intervenções isoladas? Não seria mais fácil se nos uníssemos e gritássemos numa só voz?
Vejam a Cultura em Vila Velha a quantas anda e nada se faz.
Vamos acordar, povo, que o pau está quebrando...

A CARTA:

"Deus Salve a Dinamarca...

A cultura do Espírito Santo (SECULT) está passando por um momento de crescimento, de maturidade, e quem sabe possa até servir de exemplo,para outros estados...

Por outro lado, temos o município de Vitória desconstruindo uma trajetória e deixando sua marca em vários escândalos como o carnaval da cidade retratado pela mídia capixaba,quebra de trofeus dos blocos de rua depois do Carnaval, com cartas de repúdio (Banda Casaca, Blocos de Rua, E uma outra que circulou,falando de gastos de mais 150 mil em um evento na França...), pela lei Rubem Braga manipulada pelo secretário de cultura com envio para a câmara municipal sem participar à classe artística e pelos resultados dos últimos editais sem critério,onde vários projetos foram deferidos,mesmo sem os documentos obrigatórios e até agora neunhuma explicação foi dado pela Secretaria de Cultura... Pelo abandono do patrimônio histórico da cidade ( Carmélia, mercado da Capixaba,nossa FAFI que vai aos trancos e barrancos,Fábrica 747,que vai virar o que??? ....), pelo DESCOMPROMISSO com um teatro que foi derrubado na cidade (Edith Bulhões) pela falta de apoio da administração municipal para com os artistas e em especial do próprio prefeito, pela falta de projetos de desenvolvimento da economia criativa, pela falta de parcerias que viabilizem a continuidade e o desenvolvimento de projetos na cidade , pela falta de diálogo, pelo protecionismo...

Então, COMO PODE O MESMO PARTIDO, COM UM HISTÓRICO TÃO “BOM” E “EXEMPLAR” COMO ESSE, PODE QUERER REIVINDICAR O ESPAÇO DA CULTURA ESTADUAL???

NÃO PODEMOS DEIXAR ISSO ACONTECER. É UMA FALTA DE RESPEITO. É UMA FALTA DE CONSCIÊNCIA, Não consigo acreditar que o governador eleito, VAI JOGAR FORA O Q FOI CONSTRUÍDO NESSE GOVERNO.

Temos que ter pessoas sérias, comprometidas, TÉCNICAS. Gestores que tenham a CAPACIDADE DE DESENVOLVER PROJETOS, DE ENCONTRAR SOLUÇÕES, DE DIALOGAR COM TODAS AS CLASSES.

Não dá mais para usar a cultura COMO UM ESPAÇO PARA ABRIGAR POLÍTICOS FIM DE CARREIRA( Quiça fracassados no seu intuito de ajudar o povo...). Se o candidato Alexandre Passos perdeu nas últimas eleições, como candidato da CULTURA? do Coser, isso não dá direito ao mesmo Coser que não se importa com as condições da cultura do município, PEDIR UM CARGO PARA ALGUÉM QUE ELE NÃO CONSEGUIU ELEGER. Se o amigo está desempregado(?), FAÇA COMO NÓS. Trabalhe! Não busque oportunidade, buraco pra preencher, porque cultura é lugar DE GENTE QUE TRABALHA MUITO – E MUITAS VEZES SEM RECONHECIMENTO. Exatamente porque durante muitos anos a cultura foi entregue pra pessoas que NÃO ENTENDEM O NOSSO TRABALHO E AS NOSSAS NECESSIDADES.

QUEM É ALEXANDRE PASSOS NA CULTURA? QUEM É O GESTOR ALEXANDRE PASSOS? O QUE ELE REALIZOU NESSA ÁREA QUE O TORNA TÃO IMPORTANTE?

SERÁ QUE NÃO TEMOS NA NOSSA CIDADE, NO NOSSO ESTADO , ALGUÉM CAPAZ DE DAR CONTINUIDADE AO QUE FOI FEITO ATÉ AGORA? COM PROFISSIONALISMO...COM SERIEDADE.
Se isso acontecer,será realmente uma pena...Não temo em perder meu espaço lançando minha nobre,pobre carta solitária.Deus me deu um DOM,que ninguém pode apagar...

Temo, porém, que minha mediocre opinião seja perdidamente solitária.
--

Reginaldo Secundo
Associação Cultural de Artes Cênicas- ACAC
Cia Taruiras Mutantes de Teatro"

Um comentário:

Anônimo disse...

Você não está sozinho meu amigo nós artistas de outros seguimentos também compactuamos com seu sentimento e estamos nos reunindo para mudar esse quadro,juntos somos mais fortes e podemos sim mudar este cenário de descaso para conosco artistas do ES. estamos lançando o primeiro forum de arte e música do Es espero você por la mais informações : www.musicaes.or.br
abraços
Kamály